quinta-feira, 11 de novembro de 2010

“Operação carcará” já prendeu nove prefeitos e a rumores que existem outros na lista

Eles foram levados em um camburão da Polícia Federal e cumprirão a prisão temporária na Cadeia Pública de Salvador.

No inicio da noite de quarta-feira (10), nove presos da Operação Carcará, entre prefeitos e servidores, além do líder do suposto esquema de fraudes em licitações, o empresário da companhia Sustare, Edson Santos Cruz, que negou participar da quadrilha, foram encaminhados ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, para a realização de exames de corpo delito.
Eles foram levados em um camburão da Polícia Federal e cumprirão a prisão temporária na Cadeia Pública de Salvador, localizada no Complexo Penitenciário da Mata Escura, onde ficarão à disposição da Justiça. O último prefeito que faltava ser detido, Agnaldo Andrade (PTdoB), do município de Santa Terezinha, já foi ouvido pela Policia Federal. Ele e os gestores de Lençóis, Marcos Airton Alves Araújo (PR), de Elísio Medrado, Everaldo Caldas (PP), e de Utinga, Joyuson Vieira dos Santos (PSDB), foram os últimos a chegarem à sede da PF, no Bairro Água de Menino, em Salvador e foram ontem mesmo incorporados ao grupo que estava preso.
O Prefeito Antônio Miranda Silva Júnior (PMDB), de Aratuípe, Ivanilton Oliveira Novais (PSDB), de Cafarnaum, e Raimunda Silva dos Santos (PSDB), de Itatim, passaram a noite em um saguão da unidade policial em clima de desolamento.
De acordo com a Polícia Federal, que empregou 450 agentes no cumprimento de 82 mandados de busca e apreensão e 49 de prisão, a ação só deteve 32 pessoas de 20 municípios, cujas provas materiais foram encontradas.
Segundo a PF, o Prefeito de Sapeaçu, George Vieira Gois (PP), embora tenha sumido com o secretário Durval Lago, não teria que ser preso, apesar de a prefeitura ter sido investigada.
O delegado Cristiano Sampaio, em entrevista coletiva, revelou que os crimes eram realizados na compra de medicamentos e merenda escolar, além da realização de obras públicas, em que ainda há a suspeita de malversação de verbas estaduais.
Ao todo, as cidades movimentaram R$ 300 milhões, desde 2009, em que o prejuízo aos cofres públicos podem atingir R$ 60 milhões. A Operação Carcará ainda não foi concluída, pois outras 14 prefeituras, em que provas substanciais não foram reunidas, serão alvo de apuração na próxima etapa.
Posições dos partidos – Diferentemente do discurso ponderado de tucanos, peemedebistas e pepistas, o PTdoB prometeu não ser tão conciliador com Agnaldo Andrade, prefeito de Santa Terezinha. A presidente estadual do partido, Dilma Gramacho, disse que terá uma reunião nesta quinta-feira (11) com o advogado da agremiação para ser orientada sobre o procedimento de exclusão de Andrade. “Nós entraremos com o pedido de expulsão. Ele nunca compareceu no partido e não veio acrescentar em nada. Ficou uma situação muito delicada. O partido nunca teve qualquer mácula e não vamos permitir que seja comentado de forma negativa porque um filiado nosso teve um procedimento dessa natureza”, protestou a dirigente.
O outro gestor detido pela Operação Carcará é Marcos Airton Alves Araújo (Lençóis), do PR, mas o senador César Borges, que comanda a legenda na Bahia, não foi localizado pela nossa reportagem em seu telefone celular

Nenhum comentário: